LINHA DO TEMPO

Dez anos em cinco tempos

2005-2006 | 2007-2008 | 2009-2010 | 2011-2013 | 2014-2015

2005-2006

TEMPO DE CONHECER O TERRITÓRIO

As ações são orientadas pelo foco no desenvolvimento local, pela importância dada à intersetorialidade e pela ênfase no fortalecimento das lideranças locais. As premissas que começam a se desenhar a partir da prática tratam da importância de atuar em conjunto com os atores locais e reforçam a ideia da centralidade do trabalho em prol do empoderamento da comunidade.

Criação da Fundação
A Fundação Tide Setubal é criada com o propósito de dar continuidade e ressignificar o trabalho de Tide Setubal, primeira-dama da cidade de São Paulo na gestão do prefeito Olavo Setubal, na região de São Miguel Paulista, zona leste.

Reforma do Clube da Comunidade (CDC)
Inaugurado em 1976 pelo então prefeito Olavo Setubal, o Centro Desportivo Municipal (CDM) Tide Setubal sofreu grande deterioração de sua infraestrutura. Em 2005, o antigo CDM muda e vira o Clube da Comunidade e sua infraestrutura é completamente reformada.

Início das atividades
Com base em pesquisa realizada com a comunidade, atividades esportivas, culturais e educacionais passam a ser oferecidas para crianças, jovens e famílias.

2007-2008

TEMPO DE TRABALHAR COM A POPULAÇÃO

A experiência adquirida nos primeiros anos potencializa a ideia de atuar em parceria com a população local, bem como a importância de estabelecer vínculos com o território e ganhar legitimidade. Além disso, é preciso conhecer e respeitar a cultura local.

Criação do CPDOC São Miguel
O CPDOC surge a partir do projeto São Miguel Paulista e Brasileiro, que forma jovens pesquisadores socioculturais e constrói um acervo com relatos de moradores, fotos e registros em vídeo de lugares que caracterizam o bairro.

Construção do Galpão de Cultura e Cidadania
No dia 28 de abril de 2008, é inaugurado o Galpão de Cultura e Cidadania, iniciativa conjunta com a Sociedade Amigos do Jardim Lapenna. Aberto à comunidade, o Galpão é o único equipamento com atividades culturais para os moradores da região..

Começo de intervenções em escolas públicas
Início da parceria com escolas da região. O trabalho de fortalecimento e apoio à educação pública está alinhado à missão de desenvolvimento local, na qual a educação é um dos elementos da transformação social.

2009-2010

TEMPO DE PRODUZIR CONHECIMENTO

A importância da produção do conhecimento com base na prática ganha força, gerando referências para a disseminação das experiências. A decisão é coerente com o propósito de fortalecer as organizações locais por meio de formações e editais de fomento.

AÇÕES EM DESTAQUE

Disseminação de metodologias em publicações
Sistematização de metodologias desenvolvidas com base na experiência no território e disseminação por meio de publicações.

Fortalecimento de atores locais
Editais de apoio e de formação nas áreas de gestão, planejamento pedagógico e mobilização de recursos apoiam as organizações locais.

Revitalização do Mercado Municipal
Participação ativa na revitalização do Mercado Municipal de São Miguel, que ganha um novo projeto, criado no curso de formação de lideranças da Fundação, com o objetivo de restaurá-lo e torná-lo um polo turístico e comercial, um centro cultural, de geração de emprego e renda.

2011-2013

TEMPO DE ARTICULAR PARCERIAS

Ampliam-se a mobilização e articulação entre agentes locais, instituições privadas e poder público. Instâncias de participação social, como redes e fóruns, passam a contar com a participação e fomento da Fundação. Intensifica-se o relacionamento com atores externos ao território.

Instituição do Fórum de Moradores do Jardim Lapenna
O Fórum de Moradores do Jardim Lapenna se estabelece como espaço de mobilização e participação da comunidade. Entre suas conquistas estão: uma unidade básica de saúde com atendimento do Programa Saúde da Família, a construção de duas creches e o coletor-tronco, fundamental para o saneamento básico da região.

Feira do Livro se transforma em Festival
Com a construção de diversas redes e parceiros, a Feira do Livro dá um salto maior, transformando-se em Festival do Livro e da Literatura. Para isso, a Fundação convida professores, mediadores e coletivos para elaboração e realização da programação do evento.

Inclusão da metodologia Mundo Jovem no Guia de Tecnologias Educacionais, do MEC
Em 2013, a metodologia do núcleo Mundo Jovem, disseminada há seis anos no território de São Miguel Paulista, por meio de formações com professores, é selecionada pelo Ministério da Educação para compor o Guia de Tecnologias Educacionais – Educação Integral e Integrada e da Articulação da Escola com seu Território.

2014-2015

TEMPO DE INFLUENCIAR POLÍTICAS PÚBLICAS

O foco do trabalho se concentra na articulação de diferentes potencialidades locais, com vista a transformar São Miguel Paulista em um território educador. A influência em políticas públicas passa a ser a linha de atuação prioritária.

AÇÕES EM DESTAQUE

Maior diálogo com o poder público
Início da parceria com a DRE São Miguel para formação de educadores locais na implementação do Programa Mais Educação Municipal e participação na elaboração do Plano Municipal do Livro e da Literatura.